Uma guilda de amigos em Ravenholdt

Gemas

Gemas (gems) são pedras mágicas que fazem aumentar os atributos dos personagens se colocadas em equipamentos que tenham sockets. Sockets são buracos no equipamento para se colocar essas pedras. Até aí tudo muito simples.

Mas como é o funcionamento das gemas, que tipos existem e como escolher as melhores gemas para seu equipamento?

As gemas mais comuns que existem são gemas coloridas e gemas meta.

As cores das gemas coloridas são baseadas nas cores primárias, ou seja, vermelha, azul ou amarela. Estas 3 cores definem o tipo de atributo da gema.

Vermelha
Aumentam os seguintes atributos: Strength, Agility, Intellect, Expertise e Parry
Exemplos:
Bold Cardinal Ruby: +20 Strength
Bold Inferno Ruby: +40 Strength
Delicate Cardinal Ruby: +20 Agility
Delicate Inferno Ruby: +40 Agility

Azul
Aumentam os seguintes atributos: Stamina, Spirit, Spell penetration e Hit
Exemplos:
Solid Majestic Zircon: + 30 Stamina
Solid Ocean Sapphire: +40 Stamina
Sparkling Majestic Zircon: +20 Spirit
Sparkling Ocean Sapphire: +40 Spirit

Amarela
Aumentam os seguintes atributos: Critical Strike, Haste, Dodge, Mastery e Resilience
Exemplos:
Quick King’s Amber: +20 Haste Rating
Quick Amberjewel: +40 Haste Rating
Smooth King’s Amber: +20 Critical Strike Rating
Smooth Amberjewel: +40 Critical Strike Rating

Como vocês podem ver, existe um padrão nos nomes das gemas. A primeira palavra é o tipo de corte (Bold, Delicate, Solid, Sparkling, etc). O resto do nome é o tipo de pedra usada (Cardinal Ruby, Inferno Ruby, Majestic Zircon, Ocean Sapphire, etc). O que acontece é que os joalheiros (jewelcrafters) pegam uma pedra bruta (Inferno Ruby por exemplo) e a corta para ser usada depois (Bold Inferno Ruby ou Delicate Inferno Ruby). Basicamente, o tipo de corte define o atributo e o tipo da pedra define a potência (Bold Inferno Ruby é mais forte que Bold Cardinal Ruby por exemplo)

Também existem gemas com cores secundárias, baseadas em duas cores primárias. Estas gemas geralmente possuem metade do valor de cada cor correspondente. E como estas gemas são baseadas em duas cores primárias, elas podem contar como duas gemas destas cores. Vamos ver mais para frente pq estou falando isso.

Verde (Amarela + Azul)
Exemplos:
Forceful Eye of Zul: +10 Haste rating and +15 Stamina
Forceful Dream Emerald: +20 Haste rating and + 30 Stamina
Jagged Eye of Zul: +10 Critical Strike Rating and +15 Stamina
Jagged Dream Emerald: +20 Critical Stike Rating and +30 Stamina

Roxa (Azul + Vermelha)
Exemplos:
Shifting Dreadstone: +10 Agility and +15 Stamina
Shifting Demonseye: +20 Agility and +30 Stamina
Sovereign Dreadstone: +10 Strength and +15 Stamina
Sovereign Demonseye: +20 Strength and +30 Stamina

Laranja (Amarela + Vermelha)
Exemplos:

Potent Ametrine: +10 Intellect and + 10 Critical Strike Rating
Potent Ember Topaz: +20 Intellect and + 20 Critical Strike Rating

Deft Ametrine: +10 Agility and +10 Haste Rating
Deft Ember Topaz: +20 Agility and +20 Haste Rating

Já as gemas meta não tem cor. Mas elas dependem de outras gemas coloridas no resto do seu equipamento para funcionarem. Essas gemas só podem ser colocadas em sockets especiais que só existem em capacetes. Logo, você só pode ter uma ao mesmo tempo.

Exemplos:
Austere Earthsiege Diamond: +32 Stamina and 2% Increased Armor Value from Items
Requires at least 2 Blue gems
Requires at least 1 Red gem

Ember Skyflare Diamond: +21 Intellect and +2% Maximum Mana
Requires at least 3 Red gems

Persistent Earthshatter Diamond: +17 Critical Strike Rating and Stun Duration Reduced by 10%
Requires at least 3 Blue gems

No primeiro exemplo, para a gema meta ser ativada, precisamos de 2 gemas azuis e uma vermelha (ou uma combinação destas cores utilizando gemas de cores secundárias). Estas gemas precisam estar em qualquer equipamento no seu corpo para ativar a gema meta. Se a gema não estiver ativada, é como se ela nem existisse.

Legal, sabemos quase tudo sobre gemas agora. Mas onde colocá-las? Como vocês ja sabem, essas gemas só podem ser colocadas nos sockets que existem nos equipamentos. Os sockets tambem tem cor e tipo. Gemas coloridas só podem ser colocadas em sockets coloridos. Gemas meta só podem ser colocados em socket meta. Vamos ver um exemplo de equipamento com socket.

Wrynn’s Pauldrons of Conquest
Shoulder                  Plate
+68 Strength
+122 Stamina
(  ) Blue Socket
Socket Bonus: +4 Dodge Rating

Este item possui um socket da cor azul e um socket bonus, que dá +4 Dodge Rating. Esse socket bonus significa que se você preencher todos os sockets com gemas de cores correspondentes (no caso azul, roxo ou verde), você ainda ganha o bonus como adicional. A cor do socket não te obriga a colocar uma gema da mesma cor. Logo, se o socket bonus não te interessar ou se o bonus não for bom o suficiente em comparação com as gemas que voce poderia colocar, então ignore o bonus. Neste exemplo, como é um item de tank, eu quero colocar stamina (que é uma gema azul) e o bonus é interessante para mim, eu acabei saindo no lucro. Mas tem situações que o bonus não é tão bom. Aí cabe a vocês decidirem.

Existem ainda gemas prismáticas que são coloridas e que combinam com qualquer slot, mas são mais raras e vocês só podem ter uma no corpo se não me engano. Também existem sockets prismáticos, que aceitam gemas de qualquer cor. Estes sockets são encontrados nos Belt Buckles que existem para criar um socket adicional no cinto.

Qualquer coisa procurem saber mais na internet e procurem ver como as pessoas tem escolhido as gemas. Procurem no armory e inspecionem outros chars. Leiam tutoriais sobre a sua classe e spec. É sempre bom e da uma idéia do que fazer, não so em relação a gemas, mas também enchants, tipo de equipamento, etc.

http://www.wowpedia.com/Gem
http://www.wowhead.com/?items=3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>