Uma guilda de amigos em Ravenholdt

Atributos básicos

Esta é a primeira de quatro partes de um breve resumo sobre os atributos do WoW. Acho que nessa altura do campeonato, a maioria de vocês já sabe o que cada atributo significa, mas algum ou outro ainda pode não estar tão claro, principalmente se não for da sua classe. Outra razão para esta série é mostrar quais atributos são importantes para cada classe e ajudar na hora de escolher um upgrade de equipamento.

Esta série está dividida nas seguintes partes

Parte 1 – Atributos básicos
Parte 2 – Atributos físicos
Parte 3 – Atributos mágicos
Parte 4 – Atributos de defesa

Bom, vamos iniciar a parte 1

Health (HP)

Esse é facil. Health é a sua energia vital, aquela barra verde que todo mundo tem. Se chegar a zero você morre. Acho que o char de todo mundo aqui já morreu, né? Quanto mais HP voce tiver, mais dano voce pode levar antes de morrer.

Importante para: Warrior (protection), Paladin (protection), Druid (feral bear form), Death Knight (tank)

Rage

Esse é um atributo que apenas Warriors e Druid em Bear form possuem. Rage são pontos ganhos quando o char bate ou leva porrada. Praticamente todos os skills precisam de rage. Quanto mais rage, mais poderoso o char fica.

Todo char pode ter de 0 a 100 pontos de rage. Um char fora de combate geralmente tem 0 de rage, mas pode ganhar pontos batendo, apanhando ou usando skills especiais como EnrageBattle Shout. Durante o combate, o char so perde rage usando suas habilidades. Fora de combate o char perde rage aos poucos até chegar a zero novamente.

A barra de rage é vermelha e está logo abaixo da barra de health.

Importante para: Warrior, Druid (feral bear form).

Mana

Mana é a energia mágica do char. Todos os spells (magias) de um char necessitam de mana. Quanto mais mana, mais spells o char pode usar antes de se recuperar. A quantidade de mana que um char pode ter é definida por seu intellect. Ao contrário de rage, a mana de um char começa sempre no limite máximo do char. A medida que os spells são usados, os pontos de mana são consumidos. Mana pode ser recuperado durante o tempo ou utilizando bebidas e/ou poções.

A barra de mana é azul e está logo abaixo da barra de health.

Importante para: Mage, Warlock, Priest, Druid (caster form, tree form ou moonkin), Shaman, Paladin.

Energy

Energy é a energia dos rogues e druidas em cat form. Ela funciona da mesma maneira que mana e rage, ou seja, os skills também necessitam de energy. Energy varia de 0 a 100, sendo 100 o valor default do char, e regenera muito mais rapidamente do que mana, seja em combate ou fora de combate.

A barra de energy é amarela e está logo abaixo da barra de health.

Importante para: Rogue, Druid (feral cat form).

 

Strength (STR)

Strength é a força física do char. Está intimamente ligado à quantidade de dano físico com armas de corpo a corpo (melee) que o char pode dar.

O dano físico de warriors, druidas (cat e bear form), paladinos e death knights aumentam em 2 pontos a cada ponto de força.

Strength também aumenta o parry value(1) de warrior, paladin e death knights em 0.25 para cada ponto de strength.

Importante para: Warrior, Druid (bear form), Paladin, Death Knight

Agility (AGI)

Agility é a agilidade do char. Está relacionado com o dano físico (melee ou ranged) e avoidance.

Agility aumenta em 1 ponto o dano a distância (ranged) para warrior, hunters e rogues. Agility também aumenta em 1 ponto o dano corpo a corpo (melee) para hunters, rogues, shamans e druidas (cat form)

Agility aumenta o armor em 2 pontos para cada ponto de agility e também aumenta a chance de dodge(1) (esquivar) numa porcentagem que depende do level do char.

E finalmente, agility também aumenta a chance de um critical hit(2) numa porcentagem que também depende do level do char.

Importante para: Hunter, Rogue, Druid (feral cat e bear form), Shaman.

Stamina (STA)

Stamina é o atributo que aumenta o seu health. Todas as classes recebem 14 pontos de HP para cada ponto de stamina.

Existem vários talentos que modificam a quantidade de stamina do char ou a quantidade de HP recebido para cada ponto de stamina, como por exemplo Heart of the Wild e Sentinel.

Stamina e HP são atributos importante para tanks, que ficam na frente apanhando dos mobs ou para jogadores jogando sozinho, em battleground ou arenas.

Importante para: Warrior (protection), Paladin (protection), Druid (feral bear form), Death Knight (tank)

Intellect (INT)

Intellect, como o nome diz, é a inteligencia do char. Basicamente influencia apenas chars com poderes mágicos (DPS e healers), como mages, warlocks, druidas, priests, shamans, hunters e paladinos.

Cada ponto de inteligencia, aumenta 15 pontos de mana. Inteligencia também aumenta a chance de um spell critical strike(3) baseado no level do char.

Importante para: Mage, Warlock, Priest, Druid (caster, monkin, tree forms), Shaman, Hunter, Paladin (Holy).

Spirit (SPI)

Spirit é um atributo que serve na regeneração de Health e Mana. Quanto mais spirit, maior a regeneração de health (quando o char estiver fora de combate) e maior a regeneração de mana (fora ou em combate).

Como HP não é regenerado durante o combate, spirit acaba sendo útil apenas para regeneração de mana, ou seja, apenas para classes com magias. Além disso, algumas classes possuem talentos que aumentam o hit rating de acordo com a quantidade de spirit, como Balance of Power e Twisted Faith.

Spirit não regenera mana enquanto um spell está sendo feito e nos 5 segundos subsequentes (isto é, casting time + 5 segundos). Nessa hora a única regeneração vem de gear que tem MP5(3) (mana per 5 seconds), ou seja, regeneração de mana. Tem um talento de discipline priest que deixa regenerar 50% da mana durante o spell

Importante para: Priest (holy) e Druid (restoration)

(1) Mais detalhes na Parte 4
(2) Mais detalhes na Parte 2
(3) Mais detalhes na Parte 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>